RIO POMBA - CIDADES DE MINAS GERAIS







O município de Rio Pomba com 252,4 km² e situado a 434 metros de altitude, é uma pequena cidade banhada pelo rio que dá nome ao município. Localizado na Zona da Mata mineira, tem como vizinhos os municípios de Tabuleiro, Silverânia e Guarani, e ainda nos arredores, a cerca de 30 km de Ubá, a maior cidade por perto, e a 250 km de Belo Horizonte.
A Vila de São Manoel da Pomba foi emancipada de Mariana em 25/08/1832 e em janeiro de 1859 passou a cidade de São Manoel da Pomba.  Em novembro de 1891 Rio Pomba passa a ser chamar Pomba, voltando a ser chamada de Rio Pomba somente em dezembro de 1948
Em seu centro histórico, a cidade preserva um belo conjunto arquitetônico como o Museu Histórico de Rio Pomba, cuja entrada gratuita, possui o terceiro museu em acervo de Minas Gerais, a Igreja Matriz de São Manuel, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário construída em 1833, o Fórum, inaugurado em outubro de 1894, na época o mais luxuoso Prédio Público das Minas Gerais, o Grupo Escolar São José, construído em janeiro de 1915 pelo Dr. José Neves e a antiga Estação Ferroviária. Existe outra atração interessante na cidade que é a residência da Dona Lola. Aberta a visitações perante agendamento.
Para falar propriamente da história do prédio que abriga o museu e que atualmente é tombado, precisamos voltar à década de 20. A cidade de Rio Pomba vivia sua fase áurea, o capital, proveniente do café, aquecia o comércio, gerando uma ampla movimentação econômica no município, porém apesar dessa grande movimento de capital na cidade, a circulação monetária ocorria em Ubá, pois a cidade não possuía uma agência bancária, ocasionando transtornos a população quando necessitava realizar transações comerciais que envolviam agências bancárias. Finalmente, em 21 de novembro de 1925, foi inaugurada a primeira agência bancária do município, a do Banco de Crédito Real. O edifício que
atualmente abriga a sede do Museu Histórico de Rio Pomba foi a segunda e definitiva sede da agência do Banco de Crédito Real no município, erguida à Rua Domingos Ignácio nº28, no centro da cidade de Rio Pomba. Uma construção assobradada de caráter eclético, concebida para ser agência no térreo e casa do gerente no pavimento superior. A adoção da tipologia eclética afirma os padrões da época, quando este estilo de construção tornou-se uma forte expressão da riqueza da república do café, símbolo de modernidade que se fez presente em diversos edifícios das principais capitais brasileiras, e como não poderia deixar de ser, na então próspera Rio Pomba dos anos 20, e que ainda hoje apresenta magníficos exemplares deste estilo, como o Fórum Nelson Hungria e diversos outros prédios residenciais.
Durante a revolução de trinta, a agência foi fechada entre 06 de outubro e 07 de novembro, quando foi reaberta para a atividade normal. Em 1961, o edifício sofreu algumas intervenções e, posteriormente, a agência passou a ocupar os dois pavimentos. Em 29 de setembro de 1989 foram encerradas as atividades bancárias no edifício e em 12 de novembro do mesmo ano foi estabelecido, por decreto municipal, que o imóvel deveria torna-se de utilidade pública, já prevendo a instalação da Casa de Cultura, Biblioteca Municipal e Museu
Histórico de Rio Pomba.
Especula-se que a Igreja Matriz de São Manuel construída em 1776 tenha seu altar delineado por Aleijadinho, e que somente em 1918 foi concluída a construção da nova Matriz de São Manoel, pela Família Marini.
Estação de Rio Pomba foi inaugurada em julho de 1886 com a presença de D. Pedro II pela Estrada de Ferro Leopoldina com o nome de “Pomba. Há fontes que dão a data de abertura como sendo em 02 de julho de 1879. Ela era a estação terminal do Ramal do Rio Pomba e o fechamento do ramal para trens de passageiros ocorreu em julho de 1964 e em definitivo para trens de carga em 01 de maio de 1965.
A Ferro-Carril Pombense, linha de bonde de tração animal, puxado por burro, que ligava a Estação ferroviária ao centro da cidade, que, fugia aos padrões da época, pois a mesma não estava localizada no centro, já que em Rio Pomba ela se situa num plano mais alto, ou seja, num bairro periférico, foi inaugurada em janeiro de 1988.

DICAS:
Museu Histórico de Rio Pomba
Rua Domingos Inácio, 28 – Centro | Cep: 36180-000
Rio Pomba/Minas Gerais | Telefone: (32) 3571-4927
Grupo Escolar

Grupo Escolar

Igreja Matriz de São Manoel

Praça Dr. Último de Carvalho

Praça Dr. Último de Carvalho

Praça Dr. Último de Carvalho

Forum

Igreja N. S. do Rosário
Antiga Estação de trem

Antiga Estação de trem / fonte Museu Histórico de Rio Pomba 

Praça Min. Odilon Braga

Praça Dr. Último de Carvalho

Clube dos Trinta

Casario

Casario

Visual da cidade

Visual da cidade

Visual da cidade

Praça Dr. Último de Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO GERALDO - CIDADES DE MINAS GERAIS